domingo, 1 de janeiro de 2012

Um novo começo

* *






Foi surpreendente a leitura de Cartas a um jovem poeta. Não imaginei que, além de representar a visão de um dos maiores poetas da literatura universal, pudesse ser uma lição de vida. Creio ser possível extrair do livro algumas boas ideias para manter no ar em 2012, aproveitando o início deste ano. Como são gotas de imensa sabedoria, sugiro saboreá-las lentamente, uma por dia, uma por semana, ou conforme formos sendo capazes de absorver o que elas nos sugerem. Iniciarei o ano com algumas dessas lindas imagens de Rilke sobre a vida... Espero que também digam algo a vocês...





- Sobre como enxergar a vida...


Utilize, para se exprimir, as coisas do seu ambiente, as imagens dos seus sonhos e os objetos de sua lembrança. Se a própria existência cotidiana lhe parecer pobre, não a acuse. Acuse a si mesmo, diga consigo que não é bastante poeta para extrair as suas riquezas. (Carta 1)





- Sobre a ironia...



Não se deixe dominar por ela, principalmente em momentos sem criatividade. Nos momentos criativos, procure fazer uso dela como de mais um meio para abarcar a vida. Usada com pureza, ela também é pura, e não é preciso envergonhar-se dela. Caso a intimidade seja excessiva, caso o senhor tema essa crescente intimidade com a ironia, volte-se para assuntos grandes e sérios, diante dos quais ela se torna pequena e desamparada. Procure o fundo das coisas: ali a ironia nunca chega. (Carta 2)





- Sobre a leitura...


O senhor experimentará a grande felicidade de ler esse livro* pela primeira vez, passando por suas incontáveis surpresas como em um sonho renovado. Mas posso lhe dizer que, mesmo depois, o leitor volta sempre a percorrer esses livros com espanto, e que eles não perdem nada do seu poder fantástico, persiste seu caráter fabuloso, com o qual cumularam quem os leu pela primeira vez.
Sempre temos prazer com eles, ficamos cada vez mais agradecidos e, de algum modo, melhores, com uma visão mais simples, com uma fé mais profunda na vida e sendo mais afortunados e maiores nela. (Carta 3)



*


Todos os trechos em itálico são de "Cartas a um jovem poeta", de Reiner Maria Rilke (1875-1926).

*Rilke refere-se ao livro Niels Lyhne, de Jens Peter Jacobsen.

*

Nenhum comentário: